Home / Alimentação Saudável / Você é o dono da sua vontade? A relação entre comida e prazer

O hipotálamo é uma parte do cérebro do tamanho de uma ervilha. Esse lugar tão pequeno é o abrigo de coisas muito importantes, uma delas é o centro do prazer e o centro da fome. No centro do prazer, tem um grupo de células que quando são estimuladas geram os fatores (neurotransmissores) responsáveis por nos dar a sensação de prazer, por exemplo.

Costumo dizer, em forma de piada, que Deus nos pregou uma peça, porque ele colocou o centro do prazer ao lado do centro da fome, e essas células se comunicam entre si. Até aí tudo bem, todo mundo sabe que comida dá prazer, o problema é quando ficamos dependente disso, o que acaba acontecendo com muita frequência.

Quantas vezes nós comemos porque estamos tristes? Ou porque estamos ansiosos? Se você procura um doce quando está assim, não se culpe, e se questione: quem manda em quem? Será que realmente somos livres ou nos tornamos escravos dos nossos desejos e prazer? 

Outro fator importante é o tipo de comida que estimula esse prazer. Nosso cérebro é coberto por uma membrana protetora, poucos alimentos passam por essa barreira e chegam até o hipotálamo e ao centro do prazer. Porém, quando misturamos gordura e açúcar, essa mistura entra direto e gera muita satisfação. Quem não sente um prazer orgástico quando come um chocolate ao leite, ou um sorvete? Isso acontece porque essas comidas são basicamente açúcar e gordura. 

Eu prezo muito a liberdade e autonomia, e quando percebi que muitas vezes eu era escravo do meu hipotálamo/prazer, comecei a procurar formas de controlar isso. Não existe uma forma única, um conjunto de fatores são responsáveis para nos fazer controlar a dependência da comida, entre eles está a meditação, terapia e medicação.

Procurar prazer em outras coisas também funciona, como por exemplo na atividade física. Sempre que um paciente me fala que come um doce porque merece, porque está cansado, eu digo que ele merece ser saudável e feliz, e que a comida não deve ocupar esse espaço. O espaço do prazer nas nossas vidas tem que ser ocupado pelos amigos, por um abraço de quem a gente ama, pelos nossos pets e pela satisfação pessoal. A gente merece ser saudável e não um pedaço de doce para substituir essa alegria.

Se você acha que o prazer em comer está dominando sua vontade própria, procure um médico, isso precisa ser tratado e controlado. Eu já passei por esse processo e ainda hoje busco esse equilíbrio. Saiba que você não está sozinho nessa caminhada.

Conte comigo!

×